
AVALIAÇÃO PÓS-COVID: A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO MÉDICO
30 de julho de 2022
Os males causados nos recuperados pela doença ainda estão sendo desvendados e requerem atenção especial dos serviços médicos. Fato é que, os cuidados não devem ser encerrados após o fim dos sintomas. Quem teve a doença precisa de acompanhamento com diferentes especialidades médicas, para garantir um cuidado integral com a saúde. Não só fisioterapia respiratória, mas consultas com pneumologistas, neurologistas e cardiologistas, além de exames laboratoriais são importantes. A saúde mental do paciente também merece uma atenção especial após a infecção e durante a reabilitação.
De acordo com o médico hospitalista do Instituto Orizonti, Ricardo Braga, a melhor assistência é aquela focada nas particularidades de cada um. “Para o paciente covid ou não, é importante atuar com um modelo de cuidado e assistência à saúde, baseado em linhas de cuidados integrados”, afirmou. Para ele, diante do atual contexto da pandemia, é preciso acompanhar os pacientes que já foram infectados pelo coronavírus. “Os casos leves precisam ser abordados rapidamente e permanecer o menor tempo possível dentro do hospital, especialmente nos nossos pronto-atendimentos, habitualmente cheios de pacientes. Isso requer um fluxo focado em alta resolutividade e rotatividade”, complementa.
Os pacientes com quadro clínico moderado precisam de acomodação, conforto, segurança e acompanhamento integral, para definição segura da alta ou internação hospitalar. Já os pacientes graves requerem cuidados médicos de especialidades diversas, estrutura hospitalar para retaguarda, retorno laboratorial e acompanhamento ambulatorial após a alta, se necessário, para reabilitação.
Considerando que as pessoas que se infectam com o novo coronavírus apresentam complicações em vários sistemas do corpo, especialistas sugerem uma avaliação clínica após a recuperação da doença. O acompanhamento pós-infecção trata possíveis sequelas que o coronavírus possa ter causado na saúde dos pacientes. As complicações mais comuns e conhecidas são as que acometem o sistema respiratório, especificamente o pulmão, em que o paciente pode apresentar dificuldade para respirar, podendo evoluir, em casos mais graves, para desconforto respiratório crônico. Após a recuperação, há também a possibilidade de complicações para a saúde a longo prazo em outros importantes sistemas do corpo humano como os sistemas cardiovascular, urinário, neurológico e endócrino.
Saiba quais são os exames necessários para uma avaliação clínica pós-covid
Após, a infecção viral, quem teve sintomas leves da covid-19 deve fazer exames clínicos e laboratoriais como o hemograma completo com diferencial de leucócitos e contagem de plaquetas, por exemplo. Nos casos moderados, exames de imagem podem ser incorporados à investigação, como ecografias, ecocardiogramas ou tomografias. O indicado é que os exames de imagem sejam feitos 30 dias após o final dos sintomas. Já os que enfrentaram a forma grave da doença, com internação e uso de respiradores, devem fazer uma investigação ainda mais criteriosa com uma equipe multidisciplinar – clínico geral, cardiologista, endocrinologista, neurologista e pneumologista.